Notícias

Movimento Sindical Laboral de Lajeado encaminha carta aberta aos candidatos a Prefeitura de Lajeado

Notícias

O Movimento Sindical Laboral de Lajeado realizou um encontro com os três candidatos a prefeito da cidade: Sergio Kniphoff, Carlos Eduardo Ranzi e Gláucia Schumacher. O encontro teve como objetivo entregar uma carta aberta com reivindicações, apresentando as principais demandas dos trabalhadores e das trabalhadoras de Lajeado. A iniciativa visa garantir que as pautas do movimento sindical sejam levadas em consideração na gestão pública, fortalecendo o diálogo entre as entidades sindicais e os futuros gestores da cidade.

Confira a carta na íntegra:

CARTA ABERTA AOS CANDIDATOS A PREFEITO(A) DE LAJEADO-RS

Prezado(a) Candidato(a),

Às vésperas das eleições municipais, o Movimento Sindical Laboral de Lajeado vem a público expressar suas preocupações e propostas para a gestão municipal no próximo quadriênio. Representando a classe trabalhadora nas relações entre capital e trabalho, o Movimento Sindical Laboral tem a responsabilidade de buscar melhorias na qualidade de vida da comunidade, motivo pelo qual endereçamos esta carta aos candidatos ao cargo de Prefeito(a) de Lajeado.

Vivenciamos o cotidiano de nossa cidade e identificamos desafios significativos nas áreas de Saúde, Educação, Transporte Público e Mobilidade Urbana, que afetam diretamente a classe trabalhadora. Propomos as seguintes ações para enfrentar esses desafios e promover um avanço significativo em nossa cidade:

Saúde:

• Certificação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA): buscar uma maior certificação da UPA para melhorar a estrutura e agilidade no atendimento, reduzindo o tempo médio de espera dos munícipes, que atualmente é de 5 horas;

• Exames e cirurgias: buscar recursos junto aos Governos Federal e Estadual para reduzir o tempo de espera para exames de complexidade média e alta, bem como para cirurgias, que algumas levam anos para serem realizadas;

• Atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs): expandir os horários de atendimento das UBSs para melhor atender a demanda da população;

• Quadro funcional: contratar mais médicos, especialmente pediatras, para as UBSs;

• Unidade Municipal de Saúde do Trabalhador (UMREST): criar uma unidade específica para a saúde do trabalhador;

• Política de aleitamento materno: implementar uma política municipal de apoio ao aleitamento materno para as trabalhadoras.

Educação:

• Infraestrutura: priorizar a construção de mais creches em especial mais berçários para resolver a demanda crônica existente;

• Centros de Convivência para Idosos: criar espaços onde pessoas idosas possam passar o dia com assistência e atividades de lazer;

• Condições de trabalho e remuneração: melhorar as condições de trabalho e a remuneração dos professores, considerando o volume de atividades extra-classe;

• Formação continuada: implementar um plano de formação continuada para professores e funcionários técnico-administrativos, com ênfase no atendimento a alunos com necessidades especiais;

• Concurso público: realizar concurso público para contratação de funcionários na educação, especialmente para as séries iniciais.

Transporte público e Mobilidade urbana:

• Qualidade do transporte público: oferecer transporte público de qualidade, com climatização, elevadores para cadeirantes e horários abrangentes, tanto diurnos quanto noturnos. Atualmente, os trabalhadores dependem de transporte particular após às 20h;
  • Paradas de ônibus: melhorar as paradas de ônibus com cobertura adequada, climatização, acesso à internet, informações sobre rotas e horários, e reduzir o valor da tarifa;

• Calçadas de passeio: investir na recuperação das calçadas e definir critérios claros para a escolha de espécies arbóreas que não danifiquem as calçadas;

• Ciclovias: criar ciclovias para incentivar o uso de bicicletas, o que contribuirá para a redução do trânsito e a melhoria da qualidade de vida e do ar;

• Coleta seletiva do lixo: utilizar containers para separar lixo orgânico e seco, realizar a coleta na área central da cidade à noite e estabelecer uma equipe para a coleta de lixo reciclável de grande porte; disponibilizar a esses trabalhadores espaço de descanso adequado, como móveis e eletrodomésticos para que possam fazer seus intervalos;

• Tratamento do esgoto fluvial: implantar uma política eficaz para o tratamento do esgoto fluvial.

Estamos confiantes de que, com o seu compromisso e visão para Lajeado, é possível implementar estas melhorias e garantir um futuro mais justo e sustentável para todos os cidadãos. Aguardamos ansiosos pelas suas propostas e posicionamentos sobre essas questões essenciais.

Atenciosamente,

Movimento Sindical Laboral de Lajeado

Leia nossa política de privacidade.